top of page

 Inaugurado em 17 de dezembro de 2005, o Museu Marítimo expõe um dos principais acervos de Arqueologia Submarina e História Marítima do Brasil.

            A origem da maior parte do acervo da entidade remonta ao extinto Museu Histórico Naval de São Vicente, fundado em 1979 pelo engenheiro civil Carlos Alfredo Hablitzel (Basiléia, Suíça, 1920 – São Vicente, Brasil, 1988) e desativado em 1992.

Em 45 anos de estudos nas áreas de História Marítima e naufrágios, Hablitzel tornou-se um dos mais abalizados pesquisadores brasileiros nos referidos campos.

Em setembro de 1993, a Sociedade Museu do Mar, entidade privada, mantenedora na cidade de Santos do Museu do Mar, adquiriu o acervo do extinto Museu Histórico Naval de São Vicente, incorporando seu acervo de Arqueologia Submarina e História Marítima ao material proveniente da instituição vicentina.

Doze anos depois foi inaugurado o Museu Marítimo, com recursos exclusivos da Sociedade Museu do Mar.

Localizado no bairro da Ponta da Praia, à Avenida Governador Fernando Costa, 343, o Museu Marítimo é um ponto turístico-cultural praticamente vizinho ao Museu do Mar, destacando-se seu edifício como uma construção de estilo único em Santos.

            Concebido exclusivamente para abrigar o acervo, o belo prédio de dois pavimentos, possui sólidas estruturas de madeiras lavradas à mão (devidamente autorizadas pelo Ibama), apresentando uma arquitetura similar às construções do litoral norte do Estado de São Paulo, cujo aspecto geral remete a uma antiga casa de pescador e à própria tradição caiçara. 

            No espaço expositivo de aproximadamente 240 m², elementos cenográficos permitem aos visitantes embarcarem numa verdadeira “viagem ao tempo”, contemplando modelos de piratas e capitães, ao som de antigos cantos de marinheiros.

            Dentre as diversas atrações do Museu Marítimo, encontram-se objetos resgatados em naufrágios ocorridos na costa brasileira, antigos equipamentos de mergulho, 25 pinturas em óleo sobre tela de Carlos Alfredo Hablitzel retratando episódios marítimos e navais, maquetes de célebres embarcações, materiais arqueológicos, coleção de medalhas, dentre muitas outras curiosidades.

            Além do acervo expositivo, cumpre destacar ainda os acervos bibliográfico e documental da instituição, compostos por cerca de 1000 livros referentes à História Marítima e Naval, 1300 registros de naufrágios da costa brasileira, 3000 postais de companhias de navegação brasileiras e estrangeiras, arquivos com matérias de jornais e revistas, dentre outros tipos de documentos.

            Atualmente, a Sociedade Museu do Mar desenvolve um projeto visando disponibilizar as informações dos arquivos do Museu Marítimo através de um serviço de consultoria.

bottom of page